sábado, 28 de janeiro de 2012

A FACULDADE ACABOU.....E AGORA?????


          A  FACULDADE ACABOU.....E AGORA????

         COMO FAZER PARA MINHA CARREIRA DECOLAR???

        Parece um sonho. Vc vestiu a beca, prestou o juramento e tirou fotos para a posteridade. Tudo muito bom, afinal foram longos anos de muito estudo, passando pelo inferno do vestibular, devorando milhares de livros e apostilas intermináveis. Nesse tempo todo, vc acordou cedo, pegou ônibus e carona, contou as moedas pra pagar o estacionamento da faculdade e para pagar a festa de formatura, fez uns amigos e perdeu outros tantos, escolheu uma profissão e pronto! Pronto ,coisa nenhuma....De repente, bate um vazio e uma incerteza atormenta a sua cabecinha de formando. E agora?? O que fazer?


      EM PRIMEIRO LUGAR, VC TEM QUE DRIBLAR A ANSIEDADE E A INSEGURANÇA, PORQUE OS PROBLEMAS ESTÃO APENAS COMEÇANDO.


      Pensando em ajudar vc a entender essa situação de "quase- tudo-certo", aqui vão algumas dicas para amenizar essa incerteza e ajudar vc nessa fase de transição:


       -Procure conhecer seus valores como  ética e integridade, para saber que tipo de emprego e empresas procurar. Tenha em mente seu perfil e suas habilidades para depois investir num determinado ramo. Por ex: se vc é ligada a detalhes e é uma pessoa atenta a procedimentos, poderá se dedicar a áreas técnicas,  muito embora vc possa criar habilidades e competências nunca imaginadas durante o tempo de faculdade.
      -Depois de melhor definido qual seu perfil, o recém-formado pode direcionar melhor sua procura pelo primeiro emprego – sem ter que mandar currículos para todas as empresas possíveis. Como o momento econômico no Brasil está bom, há mais ofertas de emprego e os jovens podem “se dar ao luxo” de focar na área que for melhor para os seus planos iniciais de carreira.
         -Na hora de preparar o currículo, é bom  dar prioridade à formação e capacidades. Isso porque muitos jovens terminam a graduação com pouca ou às vezes nenhuma experiência profissional. Seria bom vc citar pesquisas e outras atividades feitas na faculdade, além dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos na graduação.
      -Se vc não teve a ideia e nem o tempo de conhecer todas as opções que envolvem seu curso, ainda dá tempo. Procure profissionais da área, converse com professores , amigos e familiares. Seja humilde e procure entender todas as possibilidades de trabalho que vc tem com esse diploma na mão.
     -Vc pode, por exemplo, atuar em diversas áreas, mediante o curso que escolheu:pode atuar na área de pesquisa, na área técnica,consultorias, setores administrativos e até mesmo virar um empreendedor.
     -Procure conhecer a dinâmica das empresas e do mercado.
     -Descubra se existem campos inexplorados nessa sua área. Perceba as necessidades das pessoas e tente conciliar aquilo que vc pretende, com aquilo que o mercado precisa.
    -Vc tem que escolher uma atuação que lhe traga segurança financeira, satisfação e prazer, afinal a gente trabalha melhor quando faz aquilo que gosta. Esteja certo de que muitas vezes temos que optar por uma atividade que , embora não seja bem aquilo que sonhamos, pode nos trazer muito dinheiro.
    -Cuidado ao sentir vontade de se aventurar em lugares que ficam longe de casa. Faça uma coisa nova de cada vez. Longas distâncias podem trazer problemas de toda ordem e acabam por desanimar 
vc. Faça  primeiro seu pé-de-meia para depois cair no mundo, pois assim vc terá dinheiro e experiência que é uma combinação perfeita para quem quer arriscar a vida longe de casa.
    -Não se esqueça  das ideias  trazidas da faculdade e continue tocando seus projetos pessoais. Isso pode fazer vc muito feliz, enquanto tenta o sucesso na profissão.
   -Uma das oportunidades interessantes para os recém-formados é entrar em programas de trainees, que permitem bom desenvolvimento profissional, além de oferecer salários atrativos.
    -É muito importante que vc saiba que pode se arriscar, pois vc tem a vida a seu favor e ainda pode usar a teoria de ensaio e erro, quantas vezes quiser.
   - Lembre-se de que vc tem que ter um diferencial: faça ima especialização, MBA, aprenda um idioma, exame da OAB ou procure fazer um curso que venha a acrescentar algo à sua graduação. Procure saber se na faculdade onde vc se formou existem cursos na sua área de atuação pois vc pode conseguir ótimos descontos.além de continuar com os contatos.
    -Leia sites, revistas e livros voltados aos assuntos pertinentes à sua graduação. Um profissional bem informado está sempre um passo à frente de quem não está interessado no mercado de trabalho.
    -Se vc acabou de se formar em direito, por ex, poderá participar de cursos jurídicos,  atualizando-se na área, lendo os códigos, as emendas, enfim, nunca deixar de ler e tentar concursos. Uma boa opção é filiar-se a um escritório..Seja um especialista.Uma das principais tendências no mercado de trabalho é o fim dos escritórios unipessoais ou com dois ou três sócios. As grandes bancas de advocacia começam a abocanhar mercado, porque oferecem quase todas as especialidades".. Lembre-se também das novas áreas de atuação do advogado, como o Direito Ambiental e o nascimento do chamado Biodireito, que cuida de biossegurança, dos avanços da genética e afins. Uma tendência é o aumento do número de profissionais na área de fusões e aquisições, dentro do Direito empresarial. Taí a dica do blog!
 
   Recém-formado....Não se desespere! O uso do seu tempo passa agora a depender muito mais de suas prioridades e valores do que do imperativo de aumentar a sua renda a todo custo .Pense nisso!


Van Gogh uma vez disse sabiamente :

Sinto que a vida das pessoas se parece com a do trigo: se não somos semeados na terra pra germinar, somos moídos para virar pão” . 
Assim,caro formando,com seus esforços e suas escolhas você pode decidir o que quer: - Cair na terra pra germinar ou ser moído na massa da mediocridade. 


ASSUMA SUAS OPÇÕES COM RESPONSABILIDADE.
ACABOU A FARRA! HORA DE AMADURECER,GURIZADA!!



    


Nenhum comentário: