quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

VC É MUITO CIUMENTA? FAÇA O TESTE!

         Afinal, o que vem a ser "ciúme? Por que às vezes a gente sente essa "agulhada" que dá medo de perder a pessoa que a gente ama?
        Ciúme é uma reação complicada que temos quando percebemos alguma coisa ou alguém ameaçando nosso relacionamento.Aí vem o medo de perder, de uma forma instintiva e muito natural, trazendo angústia e reações às vezes muito perigosas, onde vc não consegue confiar na pessoa amada e muito menos em seu próprio taco.Está bem....Ter ciúme pode ser encarado como uma reação  quase normal, mas se for exagerado, pode se tornar patológico chegando à obsessão.
       Quando se torna patológico, vc começa a achar que a infidelidade é sempre uma realidade e sai à caça de evidências da traição:- Revira carteira, bisbilhota no celular, vasculha bolsos e porta-luvas de carro, liga o dia todo, fazendo marcação cerrada, emburra, cheira camisas, não dando nenhum tipo de sossego à pessoa amada. Muitas vezes chega mesmo a ter reações ridículas.
       A pessoa  ciumenta está sempre tão convencida da traição, que passa a exigir da pessoa amada certas coisas e atitudes que acabam por tirar completamente a liberdade da pessoa, sufocando sem perceber que está fazendo uma seríssima campanha para perder o homem que tem.

       SE VC SE ACHA CIUMENTA, OBSERVE SE VC TEM REAÇÕES DESSE TIPO:

- Se Você está numa festa e percebe que alguém está "dando em cima" do seu  parceiro, vc iria diretamente falar com a pessoa e fazê-la mudar de ideia, armando o maior barraco?


- Você está casualmente remexendo uma gaveta e encontra um monte de cartas e bilhetes apaixonados de seu companheiro de antigas namoradas. Como você reagiria ?
Você  fica com  ciúmes das amizades do sexo oposto do seu companheiro  e  diz que não confia em nenhuma delas. Destruiria tudo imediatamente e proibiria a ele de guardar recordações de outras?

-Depois de alguns anos de convivência alguém lhe diz que seu companheiro  parece  ter um "caso" há vários meses, mas diz que continua a lhe amar de modo especial e diferente. Implora-lhe para que não o abandone e deixe tudo como está. Qual seria a sua provável reação ?Romperia imediatamente o relacionamento sem maiores comentários, chutando o pau da barraca, sem se importar com mais nada?

-Você está vivendo com uma pessoa que já teve um relacionamento conjugal do qual tem filhos. Frequentemente ele vai visitar a  ex-cônjuge e os filhos. Todas as vezes que ele vai, como você se sente ? Só permite que ele vá com a sua companhia, mesmo que fique um pouco afastado?

-Se seu namorado esquece o celular na sua bolsa, vc se esquece de que é invasão de privacidade e vira o telefone do avesso até encontrar o nome de alguém que vc não conhece e já pensa que ele está tendo um caso?

-Se num restaurante seu namorado vai ao banheiro, vc fica vigiando pra ver se ele está olhando dos lados? Caso ele pare para falar com alguém vc já suspeita de traição e prepara-se para tirar satisfações e mais uma vez esquece a elegância armando o maior barraco?

-Caso seu parceiro tenha que fazer uma viagem a trabalho, vc já pensa que ele está mentindo e aprontando algo, dando asas à imaginação, criando fantasmas e tirando o sossego dele quando voltar da viagem?

-Quando ele volta da viagem vc o recebe desconfiada, procurando evidências de traição, vasculhando a mala dele, bisbilhotando no celular e verificando sinais de perfumes nas roupas?

-Quando vcs dois vão ao shopping, vc anda o tempo todo de antenas ligadas, desconfiada e achando que ele está olhando para alguém?

- Caso vcs encontrem no shopping ou na rua uma ex-namorada dele, vc pede na cara dura que ela se afaste, criando uma situação de confronto, marcando território na maior demonstração de fraqueza e dando a maior bandeira de que acha que há um caso entre eles e ainda por cima parte para a ofensa armando mais uma vez o maior barraco?

-Se vc entra de repente na sala e percebe que seu parceiro está desligando o celular,vc já acha a atitude suspeita e na primeira oportunidade vai ver para quem ele estava ligando?

-Se seu amor vai sair para tomar um chope ou jogar bola com amigos,vc chega a extremos para impedi-lo, acusando-o de ir a um encontro com outra mulher?

-Caso ele se atrase para voltar para casa, vc já pensa que está sendo traída e o recebe com brigas e mal-humorada,partindo mais uma vez para o barraco?

-Se seu namorado  faz elogios a uma colega de trabalho, vc já pensa que ele está tendo um caso com ela há tempos e entra em depressão e o agride verbalmente na primeira oportunidade?


-Se seu amor  liga e diz que vai trabalhar até mais tarde e que não poderá sair com vc, isso já é motivo para vc brigar e ficar ligando e aparecer no trabalho dele para conferir?

-Se vcs estão numa festa e de repente percebe que ele está meio sumido, isso é motivo para vc ficar com medo e começar a ficar histérica, achando que ele pode estar com alguém?

-No final de um dia de trabalho, seu amado liga para dizer que vai demorar um pouquinho. Vc então fica ligando e fiscalizando para ver se ele está mesmo onde disse. Pensa sempre que ele está com alguém.

       Se vc se encontrou em todos esses casos citados, vc deve viver mesmo num inferno, não tem um minuto de sossego e faz marcação cerrada nesse caso de amor e ódio. Vc não confia nele e nem em si própria. Saiba que isso não é relacionamento sadio. É ciúme paranoico, uma obsessão que pode  e deve ser tratada no sentido de reforçar sua auto-estima e valorização da sua imagem. 
       Quem mais pode ajudar vc a ter um relacionamento sem neuras, é seu próprio parceiro com um diálogo franco e aberto, reforçando o que cada um sente pelo outro, promovendo a melhoria do relacionamento.

        CUIDADO!!!
      -Vc está sentindo raiva, dor, tristeza, medo de perder, sentindo-se humilhada e deprimida, suspeitando de tudo e de todos?
          -Sente ressentimentos e culpa depois que arma o maior barraco , fica se comparando com a possível rival e se achando feia diante de todas as outras mulheres?
          - Quando tem essas "agulhadas"de desconfiança, sente o coração acelerado, falta de ar, a boca seca ou salivando demais, dor no peito e às vezes suando demais?
      -Fica o tempo todo questionando, buscando confirmações com ações agressivas chegando à ter vontade de partir para a violência?
         - Vc fuça no computador, obriga-o a excluir antigas amizades que vc julga "perigosas e ameaçadoras", abre correspondências, ouve conversas e telefonemas, manda alguém seguir a pessoa amada, achando que vai diminuir suas dúvidas?

Esses são sintomas vivos de que seu ciúme é patológico, exagerado e merece cuidados.
CUIDADO!! Vc pode estar desviando o foco dos cuidados com a sua própria vida, por estar tão preocupada com a vida de outra pessoa.Tenha atitudes positivas, cuide de sua aparência, melhorando sua auto-estima, desenvolvendo novas habilidades e procurando um trabalho. Ocupe-se com coisas positivas.

Lembre-se:--Só quem confia em si mesmo pode confiar nos outros e "só somos livres quando nos ocupamos apenas daquilo que depende de nós!"


-

Nenhum comentário: