terça-feira, 19 de julho de 2011

VAI MORAR NUMA REPÚBLICA?FIQUE POR DENTRO!

Pronto! Vc passou no vestibular, saiu de casa para morar longe dos pais ou acabou de se formar e precisa de um lugar para morar.A ideia de morar numa república parece boa.
A república é uma casa alugada por um grupo de estudantes onde as despesas como água, energia elétrica, alimentação, entre outras são divididas entre os moradores de modo a tornar o custo de vida mais barato.

Veja como fazer para isso dar certo:

-Morar numa república significa conviver com pessoas de personalidades diferentes: uns podem ser meticulosos,organizados e há outros que adoram uma bagunça.Vc vai ter que conviver com isso para ser bem aceito.
-Para evitar problemas e desentendimentos, os moradores costumam eleger um
gestor para controlar o dinheiro e os gastos da casa. Também é comum ter estatutos com regras de comportamento.
-Tudo aquilo que precisar ser comprado, tem que ser aprovado por todos e pensado com antecedência.A parte difícil é aceitar a maneira de pensar de cada um.Os custos fixos como aluguel, contas de água, energia, compra de material de higiene e limpeza devem ser rateados entre todos os moradores. É bom que cada um tenha o seu próprio celular.
-O regulamento interno de algumas repúblicas também estabelece que os gastos com alguns itens de alimentação (café da manhã,arroz, feijão,carne,frutas, verduras e legumes, açúcar) sejam divididos. Os estudantes que quiserem comprar alguma coisa especial para a sua alimentação ou higiene pessoal bancam os custos. Seria interessante etiquetar os produtos para “demarcar terreno”.Não há mal nisso. Quem está disposto a procurar uma república deve ter uma noção clara do seu orçamento.
-Quando se conta apenas com um banheiro, o bicho pode pegar, porque o tempo de utilização tem que ser bem dividido para poder servir a todos.Cuidado para não deixar pasta dental grudada na pia ou coisas assim.Ao acabar de utilizar o banheiro, deixe-o em condições para que outro possa usá-lo.
-República pode ser um lugar festivo, mas , cuidado para não atrapalhar quem opta por estudar.Qualquer um tem o direito de descansar ou de não querer participar de festas.
-Lembre-de de nunca esconder comida, porque vai ser taxado de egoísta.Essa é uma parte que deve ser bem pensada para evitar constrangimentos.O uso de etiquetas parece ser mesmo a melhor solução.
-Adote o costume de anotar as despesas da casa, para descobrir onde pode economizar.
-Participe da limpeza da república.O tempo de deixar roupas e toalhas esparramadas pelo chão, já passou...
-A república não é só um local para dormir e estudar. Quem escolhe esse tipo de moradia deve estar disposto a aceitar festas, que são comuns nesses locais. Quanto maior e mais animada a festa, mais bem conceituada se torna a república. Sob o pretexto de confraternização, muitas vezes os estudantes desrespeitam os direitos de seus vizinhos com barulho, música alta e uso de drogas em áreas comuns do prédio. Nestes casos, o problema pode parar em delegacia ou na Justiça. E a festa acaba.Se vc não aguenta esse ritmo, vá morar sozinho!
- Morar em uma república será o primeiro passo para a maturidade. Acho que é uma experiência de iniciação à vida adulta, pois pode ser a primeira vez que vc fique longe de casa e isso pode ser muito difícil no começo. Você poderá estar inseguro com o novo lugar, com novas pessoas e novas condições, mas são esses desafios que impulsionam vc a crescer pessoalmente e desenvolver o domínio sobre sua vida.

Sair de casa é um desafio, é envolto de medo e insegurança, mas que vc saiba que todos já sentiram isso e todas as dificuldades de começar a voar por si são recompensadas com liberdade, responsabilidade e autoconhecimento, tesouros que serão lembrados para sempre desse belo período que é a passagem pela universidade. Por tudo isso,vale a pena tentar!

Nenhum comentário: